23 de fevereiro de 2006

Ainda falando em sonho
Minha amiga Teresa, lá de Lisboa permitiu gentilmente a publicação de um poema seu, lindo. São pessoas como ela que me animam a continuar sonhando .
Conheça melhor a Teresa no Blogica_mente
Com falta de sonho...
Estou com falta de sonho
disse ele
e imagino que
tenha piscado os olhos
esses olhos sonhados
que vêem mais além
olhos meio tristes
meio risonhos
olhos sob as sombras
de um sonho que
ficou suspenso e que
lhe falta é meio caminho
sentir a falta do sonho
o outro meio é o que
o aguarda.
Teresa Pombo - Portugal

21 de fevereiro de 2006

METRÓPOLE



São Paulo de ruas e esquinas
De praças e bancos
De pensamentos distantes
De pressa incessante


São Paulo que já teve sua garoa na tarde
Cidade de concreto reto...
cidade que vê o dia atropelando o tempo
tropeçando na sua própria agonia...

Cidade dos poetas que não adormecem...
pelas ruas insistem em contrariar a poesia dos dias
Buscam rimas para esta realidade sombria...
buscam versos para esta selva de pedra que se perde em si!

Cidade que vê o tempo passar sem envelhecer
Cidade do novo _ do moderno
Das velhas lembranças rasgadas _ abandonadasem
velhos baús do centro velho!

Metrópole que desafia os pés daqueles que te descobrem...
o amor é a fantasia das tuas ruas _ desnudas de almas
vestidas de seres desalmados...

São Paulo _ cidade
Cidade de ruas sem fim...
de passos _ e passos _ e passos _ e mais passos!
Cidade de destino desequilibrado...
e dança o palhaço na corda bamba
Porque o circo esta montado...

São Paulo _ sinfonia sem acordes
De sons _ e mais sons _ e mais sons...
que se misturam e se confundem e se fazem ser
se fazem ser uma cidade!

Cidade de gente perdida _ desiludida...
gente que batalha _ gente que persegue sonhos
gente que semeia desilusão _ gente que sente _ que chora
Gente que espera por um novo amanhã...


Luna Guedes - poeta, escritora paulistana
Me enviou gentilmente esse poema que é uma declaração de amor a São Paulo
Para conhecer mais Luna visite o endereço A Casa da Poeta

30 de dezembro de 2005

Poesias com o tema Sonho de Vida


Estas poesias foram escritas por alunos após trabalharmos o filme Sociedade dos Poetas Mortos e o Vídeo Sonho de Vida do programa de TV Conexão XXI. Espero que apreciem e valorizem, num tempo em que precisamos tanto trabalhar a sensibilidade para construir gente melhor.
Professora Marli

SONHO




Eu sonho com você
Esse sonho me faz escrever poesia
Versos diversos até com rima
Poesia que fala do que sinto
Do amor que faz pulsar meu coração.
Meu amor por você
é infinito, nem tem como descrever.
Meu amor, por você faço tudo
Só não consigo te dizer...
Que no meu sonho
é impossível te esquecer.


Renan Balzan - 8ª série

Sonhos de Vida





Ilusões perdidas,
Sonhos impossíveis
Realidade distante...
Sonhos constantes
Horizonte
Tão longe perdido,
Nada definido
Quase esquecido
A vida é tão pequena,
O tempo tão curto
E os sonhos são grandes...


Juliana Basso - 8ª Série

29 de dezembro de 2005

O Sonho

Sonho não é só pensamento
Sonho é vontade de viver.
Sonho não é apenas um momento
É ver a vida acontecer.
Todo mundo tem seu sonho
Nem que seja o menor possível.
Ninguém fica sem sonho
Porque é quase impossível.
Para realizar um sonho temos que ter fé
Temos que acreditar
E saber realmente quem a gente é
Mas não temos que deixar a vida passar.
O sonho não deve ser deixado de lado
Devemos confiar
Até que ele seja realizado
e finalmente aproveitar.
Clauber Artioli - 8ª série

12 de outubro de 2005

Saudade




Saudade é assim
Uma agonia sem fim
Uma dor dentro da alma
Que corre pra junto do mar
É como a minha ilusão de um dia te encontrar
Saudade! Ah, Saudade!
Por que me atormentas tanto?
Deixa-me assim
Como um pássaro sem poder voar!
Como uma rosa sem perfume;
Que ninguém gosta de cheirar.
Enfim , a Saudade é tanta que faz a gente
Pensar que para sentir Saudade
Só precisa Amar.

Halini Meirele Boneti Pereira e Joice Hille
CAIC Professor Mariano Costa
Joinville - SC

10 de outubro de 2005

Campo Grande e Seus Encantos




Em 26 de agosto de 1899 José Antônio Pereira descobriu um tesouro.
Surge o Arraial de Santo Antônio de Campo Grande,
descoberta por um mineiro e amada por gente do mundo inteiro.
Em busca de boa terra para plantar,
A comitiva veio esta terra explorar,
Conheceram os encantos da bela Morena
Quando ela ainda era pequena.
O Centro-Oeste tem orgulho por tê-la, capital do Mato grosso do Sul!
A mãe morena tem filhos de todo jeito, brancos, negros, amarelos.
A aparência não importa, pois a gente que aqui vive, vive bem, vive feliz.
Mãe boa, mãe nova,
Tem Segredo e tem Prosa,
És uma adolescente
Que acolhe muita gente
Igual e diferente,
Em seus braços de amor.
O pôr do sol aqui é divino, um verdadeiro presente de Deus.
Encanta adultos e crianças,que se enchem de esperança, para vê-lo outra vez.
As estrelas daqui brilham diferente e os pássaros cantam harmoniosamente,
pois até eles entendem o prazer de viver aqui.
Quem visita esta morena
Acaba se apaixonando
Afinal, são 106 anos de plenos encantos.
Campo Grande, mãe da gente
Mãe valente!
Felicidades te desejo. “Um dia outrora um deserto”, isto já é seu passado,
pois hoje abriga bairros e avenidas, prédios, gigantes construções.

Thámony Beraldo - 1º I

A poesia “ Campo Grande e seus encantos - 106 anos”, conquistou o primeiro lugar no concurso de redações realizado pela Secretaria de Cultura, de Campo Grande , Mato Grosso do Sul.

29 de setembro de 2005

TRAVESSIA
















O que me é impossível
É deter esse momento fatal
Da passagem do dia para a noite
Ou da noite para o dia.

Porque a noite é desconhecida
E o dia imprevisível
Me amedronta a partida
Com mais de um caminho na saída

Passos peçam nessa passagem invisível
Me dói a angústia terrível
De precisar guiar minha vida.

Escrita por mim, Marli Fiorentin
Porto Alegre - 01/12/1985

24 de julho de 2005

Poeminha do Contra




Esses que estão aí
Atravancando o meu caminho
Eles passarão
Eu passarinho!

Mário Quintana (Meu anjo poeta preferido)