5 de setembro de 2007

NAVEGAR-ME

http://www.armazemdesonhos.com.br


VAIDADES OCULTAS
ORIENTANDO VIRTUDES,
MÁSCARAS DE LUZ
CORROMPENDO ATITUDES.

EGOÍSMO PRESENTE,
DESENCADEANDO A DOR,
DESTRUINDO NASCENTES
QUE BROTAM AMOR.

ARRAIGADAS VERDADES
IMPEDINDO O SABER ,
CONFUNDINDO OS CAMINHOS
DOS QUE QUEREM APRENDER.

VONTADE INCONTIDA
DE SOLTAR O ESPÍRITO,
DAS MENTIRAS QUE INIBEM
O INEVITÁVEL CRESCER.

DAR VELAS AOS SONHOS,
DESCORTINANDO A VISÃO.
DESFAZENDO OS NÓS
DAS AMARRAS AO CHÃO.

SAIR DA DERIVA
DA FALTA DE VENTOS,
DA VIDA PASSIVA
SEM QUESTIONAMENTOS.

BUSCAR OUTROS RUMOS
MAIS CHEIOS DE NORTE,
NAVEGAR OS SENTIDOS
NA CERTEZA DA SORTE.

Fernando Antônio de Oliveira

Obrigada ao professor Fernando pela participação contribuindo com a beleza de suas palavras para enriquecer esse espaço de poesia.

3 de agosto de 2007

Prêmio Blog com Tomates


Recebi da Teresa, do Blog A Biblogteca, o prêmio Blog com Tomates, brincadeira iniciada pela blogueira Brit.com com o propósito de revelar pessoas que lutam pelos direitos fundamentais do ser humano. Com isso, cada premiado deve escolher mais cinco blogs e indicá-los, reforçando assim a rede de blogs.

Agradeço ao reconhecimento da Teresa e indico esses :

ABC dos Miúdos- de uma adorável pequenota portuguesa chamada Thita, sempre preocupada com um mundo melhor.

Oficina do Blog- da Sintian, porque foi aqui que uma semente nasceu e se espalhou por esse mar da web, gerando uma grande teia humana.

Fazendo Blogs - da professora Márcia, atualmente na Espanha, juntando um estudo sobre blogs .

Sala de Aula - do professor João Santucci, ótimas dicas sobre educação.

Blog da Vovó - da professora Andrea e vovós, por esse trabalho lindo de inclusão.

6 de maio de 2006

A um ti que eu inventei


Pensar em ti é coisa delicada.

É um diluir de tinta espessa e farta

e o passá-lo em finíssima aguada com um pincel de marta.

Um pesar de grãos de nada em mínima balança,

um armar de arames cauteloso e atento,

um proteger a chama contra o vento,

pentear cabelinhos de criança.

Um desembaraçar de linhas de costura,

um correr sobre lã que ninguém saiba e oiça,

um planar de gaivota como um lábio a sorrir.

Penso em ti com tamanha ternura

como se fosses vidro ou película de loiça

que apenas com o pensar te pudesses partir.


António Gedeão, Máquina de Fogo, 1961

Dica da Teresa do Blogica_mente.

23 de fevereiro de 2006

Ainda falando em sonho
Minha amiga Teresa, lá de Lisboa permitiu gentilmente a publicação de um poema seu, lindo. São pessoas como ela que me animam a continuar sonhando .
Conheça melhor a Teresa no Blogica_mente
Com falta de sonho...
Estou com falta de sonho
disse ele
e imagino que
tenha piscado os olhos
esses olhos sonhados
que vêem mais além
olhos meio tristes
meio risonhos
olhos sob as sombras
de um sonho que
ficou suspenso e que
lhe falta é meio caminho
sentir a falta do sonho
o outro meio é o que
o aguarda.
Teresa Pombo - Portugal

21 de fevereiro de 2006

METRÓPOLE



São Paulo de ruas e esquinas
De praças e bancos
De pensamentos distantes
De pressa incessante


São Paulo que já teve sua garoa na tarde
Cidade de concreto reto...
cidade que vê o dia atropelando o tempo
tropeçando na sua própria agonia...

Cidade dos poetas que não adormecem...
pelas ruas insistem em contrariar a poesia dos dias
Buscam rimas para esta realidade sombria...
buscam versos para esta selva de pedra que se perde em si!

Cidade que vê o tempo passar sem envelhecer
Cidade do novo _ do moderno
Das velhas lembranças rasgadas _ abandonadasem
velhos baús do centro velho!

Metrópole que desafia os pés daqueles que te descobrem...
o amor é a fantasia das tuas ruas _ desnudas de almas
vestidas de seres desalmados...

São Paulo _ cidade
Cidade de ruas sem fim...
de passos _ e passos _ e passos _ e mais passos!
Cidade de destino desequilibrado...
e dança o palhaço na corda bamba
Porque o circo esta montado...

São Paulo _ sinfonia sem acordes
De sons _ e mais sons _ e mais sons...
que se misturam e se confundem e se fazem ser
se fazem ser uma cidade!

Cidade de gente perdida _ desiludida...
gente que batalha _ gente que persegue sonhos
gente que semeia desilusão _ gente que sente _ que chora
Gente que espera por um novo amanhã...


Luna Guedes - poeta, escritora paulistana
Me enviou gentilmente esse poema que é uma declaração de amor a São Paulo
Para conhecer mais Luna visite o endereço A Casa da Poeta

30 de dezembro de 2005

Poesias com o tema Sonho de Vida


Estas poesias foram escritas por alunos após trabalharmos o filme Sociedade dos Poetas Mortos e o Vídeo Sonho de Vida do programa de TV Conexão XXI. Espero que apreciem e valorizem, num tempo em que precisamos tanto trabalhar a sensibilidade para construir gente melhor.
Professora Marli

SONHO




Eu sonho com você
Esse sonho me faz escrever poesia
Versos diversos até com rima
Poesia que fala do que sinto
Do amor que faz pulsar meu coração.
Meu amor por você
é infinito, nem tem como descrever.
Meu amor, por você faço tudo
Só não consigo te dizer...
Que no meu sonho
é impossível te esquecer.


Renan Balzan - 8ª série

Sonhos de Vida





Ilusões perdidas,
Sonhos impossíveis
Realidade distante...
Sonhos constantes
Horizonte
Tão longe perdido,
Nada definido
Quase esquecido
A vida é tão pequena,
O tempo tão curto
E os sonhos são grandes...


Juliana Basso - 8ª Série

29 de dezembro de 2005

O Sonho

Sonho não é só pensamento
Sonho é vontade de viver.
Sonho não é apenas um momento
É ver a vida acontecer.
Todo mundo tem seu sonho
Nem que seja o menor possível.
Ninguém fica sem sonho
Porque é quase impossível.
Para realizar um sonho temos que ter fé
Temos que acreditar
E saber realmente quem a gente é
Mas não temos que deixar a vida passar.
O sonho não deve ser deixado de lado
Devemos confiar
Até que ele seja realizado
e finalmente aproveitar.
Clauber Artioli - 8ª série

12 de outubro de 2005

Saudade




Saudade é assim
Uma agonia sem fim
Uma dor dentro da alma
Que corre pra junto do mar
É como a minha ilusão de um dia te encontrar
Saudade! Ah, Saudade!
Por que me atormentas tanto?
Deixa-me assim
Como um pássaro sem poder voar!
Como uma rosa sem perfume;
Que ninguém gosta de cheirar.
Enfim , a Saudade é tanta que faz a gente
Pensar que para sentir Saudade
Só precisa Amar.

Halini Meirele Boneti Pereira e Joice Hille
CAIC Professor Mariano Costa
Joinville - SC

10 de outubro de 2005

Campo Grande e Seus Encantos




Em 26 de agosto de 1899 José Antônio Pereira descobriu um tesouro.
Surge o Arraial de Santo Antônio de Campo Grande,
descoberta por um mineiro e amada por gente do mundo inteiro.
Em busca de boa terra para plantar,
A comitiva veio esta terra explorar,
Conheceram os encantos da bela Morena
Quando ela ainda era pequena.
O Centro-Oeste tem orgulho por tê-la, capital do Mato grosso do Sul!
A mãe morena tem filhos de todo jeito, brancos, negros, amarelos.
A aparência não importa, pois a gente que aqui vive, vive bem, vive feliz.
Mãe boa, mãe nova,
Tem Segredo e tem Prosa,
És uma adolescente
Que acolhe muita gente
Igual e diferente,
Em seus braços de amor.
O pôr do sol aqui é divino, um verdadeiro presente de Deus.
Encanta adultos e crianças,que se enchem de esperança, para vê-lo outra vez.
As estrelas daqui brilham diferente e os pássaros cantam harmoniosamente,
pois até eles entendem o prazer de viver aqui.
Quem visita esta morena
Acaba se apaixonando
Afinal, são 106 anos de plenos encantos.
Campo Grande, mãe da gente
Mãe valente!
Felicidades te desejo. “Um dia outrora um deserto”, isto já é seu passado,
pois hoje abriga bairros e avenidas, prédios, gigantes construções.

Thámony Beraldo - 1º I

A poesia “ Campo Grande e seus encantos - 106 anos”, conquistou o primeiro lugar no concurso de redações realizado pela Secretaria de Cultura, de Campo Grande , Mato Grosso do Sul.