21 de fevereiro de 2014

MARCAS


              Muitas vezes visíveis outras não
                 Você as coloca e também as leva
Algumas doem muito
                  Em compensação outras excitam 
   Todos nós somos assim
 É a nossa identidade
                                   Cada um tem uma interpretação sobre elas 
                  A todo momento ela se modifica
                                    Porém meu amigo a mais importante é a que
 fica!

Conheci ontem o Poeta do Povo de Canoas, Rodrigo Mozart. Está aí, conforme o prometido! 

14 de fevereiro de 2014

Amor Distraído





Amor distraído


Me distraí por um segundo e ele


sumiu.


Não sei se o perdi.


Ou será que partiu?


Sempre solto por aí.


Deslizando o quadril.


Sem me dizer para onde ir.


Você viu meu amor?



Poema enviado por Carlos Chagas Cordeiro

Acesse a página dele e curta mais poemas.

Cachaça, Rock & Drummond

11 de fevereiro de 2014

A despedida


memórias, tenho medo delas
pois estas, lembram-me de um dia feliz
dia este, que morreu
quando o amor nos esqueceu

por que tua tristeza é tão insistente?
se tua dor já passou?
só alguma coisa de mim, essa amargura tirou
e nós perdemos o amor caliente

porque não posso entender
o motivo de se importar
com o temeroso adeus
se esqueceu de me amar
como eu amo você

a tristeza é eterna 
quanto o cosmo que espera
o caminho dos teus braços
a irrelevância do teu sorriso
ah,quem me dera voltar no tempo
para ter você comigo

amor, por que nos abandonou?
o Cupido esqueceu que nos flechou
e as memórias?
foi tudo o que nos restou...


Poema enviado por Emanoel que se define assim: !eu sou muito fechado , e só consigo me expressar de uma forma escrevendo poemas, a maioria deles são sobre  amor, pois houve alguns que me marcaram e sofri muito, mas eles me fizeram muito bem, pois um poeta não é nada sem dores de amor.... No final da contas sou só um adolescente em crise existencial.

Acesse o blog e veja outros poemas do Emanoel.  http://fenixacendente.blogspot.com.br/

6 de fevereiro de 2014

Ao Pé de Sua Cama



Devagarzinho, envolto em um poncho de sonhos
(agora vejo quão velho está)
          chego até sua janela, aquela
que namoro todo dia...

Meu raio de luz deixo amarrado ali mesmo
      (ele não irá embora enquanto brilhar)
e entro em seu quarto -- e em seu sonho.

Olho para você e penso
meu Deus, como é linda e como é intenso
o amor que sinto por ela!
Seu anjo da guarda, coitado, cochilava
          cansado de tanto cuidar de você
e nem ligou

Pensou
que fosse seu sonho e também bocejou...
Braço desnudo por sobre a coberta.
         cabelos espalhados
lábios entreabertos.
por certo
sonhava você: com quê? com quem? Sabe-se lá...

Tento gravar esse quado num
               tipo de memória só minha, mas não consigo
e me intrigo
por que?

Porque desejo você, amo você.
     quero você, dentro do coração
dentro da cabeça, dentro de todo meu ser,
         da minha própria ilusão
vocêvocêvocêvocêvocêvocêvocêvocê...
só você e só eu, nesse azul de tudo.
       no meio do tempo, no fim do espaço
no começo da vida!

Com a sombra dos dedos acaricio seu rosto
Agora iluminado por mais luz
como se mais luz não quisesse deixar você.
ciumenta que ela é!

De repente, não mais que de repente
       nem menos que um momento,
seus olhos - ah esses olhos- se 
        abrem num contato
e a lua, com vergonha de seu brilho
se esconde um pouco.

No quase-escuro do quarto você me pede
     - voz sonolenta e baixa-
"me faça um poema, um poema de amor"
Não posso, respondo aflito
quase como um grito
Não posso, não tenho mais verso, não tenho
mais rima, Não tenho mais tema....
Por que?

Porque você é meu poema,
meu poema de amor,
minha rina mais rica,
meu verso mais brilhante,
meu tema mais intenso.

Meu poma mais querido, mais sonhado, mais amado.
meu poema de alegria que coitado.
nunca foi sequer, balbuciado...
Você sorri, faceira e fecha os olhos
        -ah!, esses olhos-
e pensa '" amanhã afinal
tudo será real

Mas no amanhã  --menina querida -- não estarei
        mais aqui nem ali;
amanhã vou estar onde sempre estive, no longe,
        no distante, no espaço.

no movimento de um compasso,
no adeus...

Me envolvo
de novo
em meu poncho de sonho
     (aqueles velhos e antigos sonhos)
e me ponho a partir.

Olho você   --última vez-- e vou embora agora

no próximo raio de luar-
-
-
-
-sozinho-
-
-
-
-sozinho e 

              sem você.

Poema enviaqdo por Ricardo Osinski, de sua autoria

28 de janeiro de 2014

Poesia da Rafaela

Revirei-me por inteiro, no fundo desejava me descobrir.
Quem era? Onde estaria o “eu” que tanto procurava?
Meu reflexo não bastava.
Queria encontrar-me comigo. Desvendar o que fora escondido.
Não quero ser só eu que me amava.
Não quero ser só o que vejo.
Sei que tenho aqui comigo, um abrigo.
Estas roupas velhas que visto não passam de cortinas fechadas.
Onde estaria aquele véu de seda?
Ah, aquele sim me fortalece.
Nasci para isso.
Não sou feita de remendos.
Seja lá quem eu descobrir que sou.
Sou esta aqui, só não serei a mesma.
Se me viu hoje, talvez amanhã não me veja mais.

Encontrar-me? É difícil. 

Poesia enviada por Rafaela Pezzopane que se descreve assim: Meu nome é Rafaela Pezzopane, tenho 15 anos. Desde que aprendi a escrever me considero  viva, viva no sentido de poder transpor sentimentos para o papel. Amo escrever e observar o meu redor, porque nele é que está as coisas mais belas, apreciá-las é uma forma de me inspirar. Escrever é uma forma de viver. Amar é sobreviver. Este é meu lema. Tenho sonhos, para também me sentir viva, um deles é me formar em Letras, e jamais parar de escrever. Criei meu  blog para expor alguns dos textos que escrevi, e isso já está virando paixão. Visitem!

17 de janeiro de 2014

Na sexta, tem cesta de poesia



Começou no twitter e invadiu o facebook. A idealizadora, Sônia Bertocchi,  criou esse lindo projeto de espalhar poesia pela rede, de forma prazerosa, pelo amor a esse gênero textual que sensibiliza corações e refina o nosso olhar. A convite da Sônia, juntei-me a ela nessa deliciosa tarefa. Toda sexta feira, preparamos cestas com poesias, que podem ser compartilhadas, presenteadas nos murais dos amigos, ou nos 140 caracteres do twitter. Qualquer um pode participar compartilhando ou enviando novas poesias, sempre identificadas pela hastag #6adepoesia. 
Carlos Drummond de Andrade fala da poesia que habita em nós. 

"Penetra surdamente no reino das palavras. Lá estão os poemas que esperam ser escritos. Estão paralisados, mas não há desespero, há calma e frescura na superfí­cie intata. Ei-los sós e mudos, em estado de dicionário. Convive com teus poemas, antes de escrevê-los. Tem paciência se obscuros. Calma, se te provocam. Espera que cada um se realize e consume com seu poder de palavra e seu poder de silêncio." 

Nem sempre somos capazes  de traduzir a poesia em forma de poemas, mas o sentimento que temos, quase sempre pode ser lido por algum poema, de algum poeta conhecido.  Mário Quintana disse: 

"Um bom poema é aquele que nos dá a impressão de que está lendo a gente ... e não a gente a ele!"

Então pegamos emprestadas as palavras do poeta para expressar nosso sentimento. Afinal, ainda como diz o anjo poeta, 

Os poemas são pássaros que chegam

não se sabe de onde e pousam

no livro que lês.
Quando fechas o livro, eles alçam vôo
como de um alçapão.
Eles não têm pouso
nem porto;
alimentam-se um instante em cada
par de mãos e partem.
E olhas, então, essas tuas mãos vazias,
no maravilhado espanto de saberes
que o alimento deles já estava em ti...


Mario Quintana 
Edgar Morin, em seu livro Os Sete Saberes Necessários para a Educação do Futuro, lembra bem que não apenas através das ciências formais se aprende , mas que a literatura, a poesia podem contribuir em muito para compreender a complexidade humana.Muito poucos professores ensinam a ler poesia, ou melhor muito poucos lêem poesia. Entendo que poesia não seja apenas um gênero textual, mas um jeito de olhar a vida com mais sensibilidade. Contribua você também, espalhando poesia na rede. Veja como!FaceBook
Acesse @6adepoesia e participe
enviando poesia
compartilhando poesia publicada
curtindo

Twitter
Publique com a hashtag #6adepoesia


17 de dezembro de 2013

Mudança de Hábito

Hoje mais uma poesia que vem do blog do Caíque, Tenerdificando. Aproveitem para visitar e conhecer o blog, cheio de  novidades. 


Esta noite tudo mudará
E farei diferente
Pois é sempre igual
Mas mudará de agora em frente

Não vou mais suportar voce
Vou quebrar este meu habito
não vou chorar outra vez
Esquecerei toda a confusão
E de tudo o que fez

Chorei por muito tempo
Chorei pelo que acontece
Chorei pelo mundo atual
Chorei por voce
Por minha promessa anual

Mas hoje sera diferente
Hoje.. Agora tudo mudará
Voce não estará em minha mente
Voce não me atingirá
Por cada bom segundo ausente
Este hábito hoje quebrara

Hoje não é dia de chorar
Vou quebrar este hábito
Isso de mim vou atirar
Te aguentei por tanto tempo
Nunca mais vou te esperar..

- Raquel Machado

7 de dezembro de 2013

Mariana - Poesia II


Eu preciso chorar como preciso de água
Quando tenho muita sede
Eu preciso chorar porque o momento é este
E algo se espreme dentro
E há que se deixar sair.

Motivos, todos ou nenhum
Razões drásticas e sublimes
E o fogo se aproxima da pólvora
Prestes a explodir
E eu preciso chorar como algo
Que precisa explodir.

Mariana 30/06/07
Mariana Cappello Garzella,  brasileira, psicóloga,  28 anos. Mora no estado de São Paulo, em Santa Bárbara d'Oeste. 

30 de outubro de 2013

Trocando poemas

O Varal está contando com uma parceria do blog Te Nerdificando. Faremos trocas de poemas postados nos dois blogs. Não deixem de visitar aquele espaço  também. Obrigada, Caíque!  Bem-vindo!


Hoje.. Parei.

Parei de evitar o inevitável,
Parei de insistir no impulsível,
Parei de amar voce
Se parar for possível.

Parei de fazer o que nunca fiz;
Parei de fingir para mim esta paixão;
Mesmo que talvez exista
Parei de manipular meu coração.

Parei, mesmo sem certificar.
Parei antes de morrer;
Talvez não chegasse a morte
Mas prefiro ter certeza de viver.

Parei, simplesmente parei..
Não me viciei em voce
Mas ainda é como droga
Isso até amadurecer.

Hoje parei de ser troxa,
Mas mantive a inocencia
E Posso te garantir
Limpa esta minha consciencia.

- Raquel Cortez