26 de julho de 2014

FEMUP - Festival de Música e Poesia


Festival de Música e Poesia de Paranavaí vai premiar 56 artistas de todo o
Brasil. As inscrições do Femup se encerram no dia 24 de agosto.

INSCRIÇÕES SOMENTE PELO SITE: www.femup.com.br

A Fundação Cultural de Paranavaí, no Noroeste do Paraná, abriu as
inscrições para o 49º Festival de Música e Poesia de Paranavaí (Femup),
realizado nos dias 21 e 22 de novembro no Teatro Municipal Dr. Altino
Afonso Costa e Biblioteca Pública Municipal Júlia Wanderley. Para
concorrer aos prêmios das categorias conto, música e poesia, basta se
inscrever no site www.femup.com.br até o dia 24 de agosto. Este ano, vão
ser premiados 56 artistas de todo o Brasil.

Cada inscrito tem o direito de enviar um trabalho inédito por modalidade.
Se for música, é preciso anexá-la em formato mp3, além da letra. “Também
exigimos que a composição seja em português. Já os contistas precisam
estar atentos ao limite de oito páginas em seu trabalho”, explica o
diretor geral da Fundação Cultural de Paranavaí, Amauri Martineli,
acrescentando que na categoria poesia o tamanho da obra é livre.

A comissão julgadora do festival vai selecionar 24 músicas, 12 poemas e 8
contos. Através de um festival específico, o “Zé Maria”, outra comissão
irá selecionar os 12 declamadores. Ao todo serão R$ 64.200,00 de premiação
em dinheiro, além do troféu Barriguda, dez antologias e três CDs do Femup.
“A hospedagem e alimentação vão ser custeadas pela Fundação Cultural”, diz
o presidente da FC, Paulo Cesar de Oliveira. Além disso, os compositores
selecionados terão direito ao suporte de uma banda de apoio formada por
alguns dos melhores músicos da região.

Mais informações:
Fundação Cultural de Paranavaí

INSCRIÇÕES SOMENTE PELO SITE: www.femup.com.br

23 de julho de 2014

Simetria


Aquele que tem pouco ao lado do que tem tanto,
A alegria vistosa ao lado do pranto,
A pessoa feliz, a pessoa magoada,
A pessoa com amigos ou aquela abandonada.

A indecisão, a meta definida,
A tristeza da morte, a doçura da vida,
A escuridão da noite, a clareza do dia,
E mais uma vez: a vistosa alegria.

A liberdade, a escravidão,
Um corpo sem alma, um bom coração,
Uma dúvida aqui, uma dúvida lá,
O momento importante é no qual se está.

A simetria perfeita,
No mundo se faz,
Só o que não se endireita,
É a falta de paz.

Simetria quase perfeita 


Enviado por

Lucas Matheus Bispo Césped
www.facebook.com/lucas.bispo.cesped

Visite o blog do autor


http://efeitopoetico.blogspot.com.br 

2 de julho de 2014

O QUE É MELHOR ?

Esse poema veio de Angola. Peço que o apreciem e visitem o blog do autor, o qual deseja muito partilhar mais poesias com você, leitor. Divulgue o link. http://motiveon.blogspot.com/



Tudo quanto tem um fim proveio de um princípio
Há sempre uma base que nos leva a crer à um não fundamento nulo
No fundo, não existem enigmas por mais que tudo seja fundo
O abismo sempre vira físico e se torna em feitio de solo

Tudo proveio de uma mega ambição
Uma razão que muitos pensam saber a intenção
Apenas vivemos o desenvolvimento, de uma narração que não sabemos a rica introdução
Onde ignoramos a bibliografia e receamos a justeza da conclusão

Muitas coisas são frágeis, e outras são maciças
Muitas coisas são más mas, outras antagonicamente são boas
Para alguns há, mas para outros não há sentido nas histórias
E isto não é uma raridade, é apenas a contingência das coisas

O amor dita muito sobre nós
Antes cedo procura-lo e não deixar para depois
Desperta o mais cedo possível mas nunca deixa de sonhar
Mas não importa o quão profundo for o sonho, um dia vais acordar

O maior corrupto de todas as épocas chama-se sociedade
Mas nunca permita que ela vença com o mal toda a tua verdade
E viva todos os dias essa verdade, apartando-se da falsidade
Nunca deixe que em ti a emoção sempre primeiro fale

O mundo é uma escola; a vida é uma disciplina
A sociedade é o seu tema, e entende-lo é a sua grande tarefa
Os subtemas nunca acabam, logo, têm sempre continuação
Mas infelizmente nunca aprendemos a lição

O melhor caminho é só um, e todos devemos segui-lo
Nunca profana tudo de bom que te foi dado desde o começo
E não esqueça, melhor é ser melhor do que maior
Aprender a fazer com amor, e quanto mais cedo for, ainda melhor!

Telé de Carvalho

22 de junho de 2014

Pedaços de Meu Ser



Tenta entender
Não é nada demais
Um pouco de mim

Complexo
Paralelo
Desconexo

Fases; são muitas
Um pouco de mim
Confusão sem fim

Natural, afinal
Creio que faz parte
Se não fizer
Se já for tarde...

Me resta aproveitar
Cada devaneio
Em seu lugar

Se achares feio
Mostra-me teu dedo no meio
E vá passear

Pois sou assim
Não tenho vergonha de mim
Minto.
Às vezes, sim

Um pouco de mim
É o que te mostro
Um lado novo
O qual eu também desconheço

Confesso
Perplexo

Infelizmente
Não sei se vai continuar
Nem quanto vai durar
Mas vou aproveitar

Pois é isso que vale a pena
A cada cena, a cada ato, a cada capítulo
Dessa loucura
Chamada Vida
Pedaços de meu ser

 João Pedro B Prado

facebook: www.facebook.com/joaopedro.prado
twitter:  www.twitter.com/jaopedrop
instagram: @joaopedro_prado 

18 de junho de 2014

Vida



A vida por vezes desenha-se como um sorriso irónico e mascarado
Escondendo os dentes para morder depois
Aguçando os olhos para saber onde atacar
Com feitio felino e indomável
A vida usa-se dos donos mas foge pelas ruas
Vida preta como o azar
Aclarando-se no horizonte
À espera de acabar

Por F. da Cruz Bombarda (pseudónimo)
Coimbra - Portugal

7 de junho de 2014

6 de junho de 2014

Chuva



Todas as chuvas

Venham

Venham e me tragam

Inspiração



Mesmo que seja

chuva de verão

Só quero que venha

Sem ter que fazer dança



Apenas venha

E me traga esperança

De uma mudança

ao olhar-te, apreciar-te

Contemplar-te



Enquanto tomo um gole de café

Leio

Ou escrevo este verso

Ou só penso em fazer tudo isso



Venha

Toque minha pele

Deixe-me sentí-la

Deixe-me deixá-la

Purificar-me



Deixe-me deixá-la

Comandar uma revolução

Dentro

de meu coração







-João Pedro B Prado

facebook: www.facebook.com/joaopedro.prado
twitter:  www.twitter.com/jaopedrop
instagram: @joaopedro_prado 

22/02/14

1 de junho de 2014

Madrugada




"A madrugada com suas mãos pesadas, vai acertando os ponteiros do relógio. 
Como um velho pescador cansado, jogo minha rede de pegar sonhos. Mas nem o sono, fininho e arisco, se prende nela. 
Escuto as palavras gritando por seus lugares, mas o papel as recebe com rejeição... 
E indiferente à confusão, o sol, metido e cheio de razões, vai esticando seus raios, espreguiçando-se no céu escuro... até se abrir em risos ao ver fingindo que acorda aquele que nem dormiu."




Poema enviado por Antonieli Matos

piccolapoesia.blogspot.com

26 de maio de 2014

Sonhador



Sonhador
com barba e olhos de criança
Decresça dessa esperança
que deposita em teu novo amor

Poem a dor
em um calçado que não te serve
Que num sapato novo esquece
do amor que um dia calçou e te apertou

Deixa sonhador
o que sente sem reprocidade
Pro dissabor da realidade
desancorar-te da ilusão que naufragou

Vai sonhador
encontra a sua solidão
Não vê que todo o amor é em vão
é solução de cura que reinscinde sempre na dor


Poema enviado por Tiago Barros (Mino Pedroso)

Acesse mais poemas em  http://cancoespreludios.blogspot.com.br/