22 de agosto de 2014

Face de mulher


Reconheço em tua face a expressão de tua alma.
 Alma que retrata em teu rosto uma pintura de alegria e felicidade.
 Que borra de prazer os cantos dos teus lábios. 
Dando-lhe um toque de mestre com pinceladas de amor. 
 Tela que admiro, essa tua face de mulher. 
Enche de alegria os meus olhos. 
 Sublime arte é o teu rosto. 
Marcante bem desenhado. 
 O tempo para quando estou a te admirar. 
Cores vivas e suaves és pintura admirável. 
 Tons que agradaram o meu olhar.

Enviado por  Ernando Oliveira Dias
http://ernandodias.blogspot.com.br/

14 de agosto de 2014

Alma Artista



Alma artista que pincela o rosto. Na face tinta fresca que desfaz e refaz ao seu gosto. Tons fortes ou suaves. Reflete seu interior segundo suas fases. Degusta a paz de um momento de reflexão. Ouve o bater do coração. O silencio tem dizer. O corpo e a mente em calma irão se entender. O rosto que sorrir e chora. Nossa alma é presa ao corpo. Esta faz arte de dentro para fora. Cria uma obra a cada dia. Assim como as cores o sentimento também varia. Um sorriso pela manhã. Uma lágrima sempre tem uma irmã. Com o pincel borra no canto a cor do prazer. Um sorriso é encantador. Mais bela pintura é um sorriso ao amanhecer. Aceitar cada sentimento como arte faz de si um artista. Entendê-los requer pratica e pensamento otimista. Não se preocupe em fazer perfeito. Pois arte se faz do seu jeito. www.nandodias.tk

11 de agosto de 2014

Liberdade


É como uma corrente prendendo meus passos.
Talvez por isso sempre fiz uso da loucura
que há dentro daquele frasco.
Líquido que entra em minha garganta abaixo
me dando poder e excesso de confiança. 
Solúvel que dilui o medo de viver. 
Busquei e sempre buscarei na adrenalina esse tal gosto.
Pois saliva a minha boca pelo desejo de liberdade.

Enviado por Ernando Oliveira ̲̲̲̲Dias

9 de agosto de 2014

As mãos de meu pai

Pela passagem do Dia dos Pais, um poema do anjo poeta. Parabéns a todos os papais que de fato assumem o seu papel de farol, de guia, de porto seguro, de referência na vida dos filhos. 



As tuas mãos tem grossas veias como cordas azuis
sobre um fundo de manchas já cor de terra
— como são belas as tuas mãos —
pelo quanto lidaram, acariciaram ou fremiram
na nobre cólera dos justos...
Porque há nas tuas mãos, meu velho pai,
essa beleza que se chama simplesmente vida.
E, ao entardecer, quando elas repousam
nos braços da tua cadeira predileta,
uma luz parece vir de dentro delas...
Virá dessa chama que pouco a pouco, longamente,
vieste alimentando na terrível solidão do mundo,
como quem junta uns gravetos e tenta acendê-los contra o vento?
Ah, Como os fizeste arder, fulgir,
com o milagre das tuas mãos.
E é, ainda, a vida
que transfigura das tuas mãos nodosas...
essa chama de vida — que transcende a própria vida...
e que os Anjos, um dia, chamarão de alma...
(Mario Quintana)

26 de julho de 2014

FEMUP - Festival de Música e Poesia


Festival de Música e Poesia de Paranavaí vai premiar 56 artistas de todo o
Brasil. As inscrições do Femup se encerram no dia 24 de agosto.

INSCRIÇÕES SOMENTE PELO SITE: www.femup.com.br

A Fundação Cultural de Paranavaí, no Noroeste do Paraná, abriu as
inscrições para o 49º Festival de Música e Poesia de Paranavaí (Femup),
realizado nos dias 21 e 22 de novembro no Teatro Municipal Dr. Altino
Afonso Costa e Biblioteca Pública Municipal Júlia Wanderley. Para
concorrer aos prêmios das categorias conto, música e poesia, basta se
inscrever no site www.femup.com.br até o dia 24 de agosto. Este ano, vão
ser premiados 56 artistas de todo o Brasil.

Cada inscrito tem o direito de enviar um trabalho inédito por modalidade.
Se for música, é preciso anexá-la em formato mp3, além da letra. “Também
exigimos que a composição seja em português. Já os contistas precisam
estar atentos ao limite de oito páginas em seu trabalho”, explica o
diretor geral da Fundação Cultural de Paranavaí, Amauri Martineli,
acrescentando que na categoria poesia o tamanho da obra é livre.

A comissão julgadora do festival vai selecionar 24 músicas, 12 poemas e 8
contos. Através de um festival específico, o “Zé Maria”, outra comissão
irá selecionar os 12 declamadores. Ao todo serão R$ 64.200,00 de premiação
em dinheiro, além do troféu Barriguda, dez antologias e três CDs do Femup.
“A hospedagem e alimentação vão ser custeadas pela Fundação Cultural”, diz
o presidente da FC, Paulo Cesar de Oliveira. Além disso, os compositores
selecionados terão direito ao suporte de uma banda de apoio formada por
alguns dos melhores músicos da região.

Mais informações:
Fundação Cultural de Paranavaí

INSCRIÇÕES SOMENTE PELO SITE: www.femup.com.br

23 de julho de 2014

Simetria


Aquele que tem pouco ao lado do que tem tanto,
A alegria vistosa ao lado do pranto,
A pessoa feliz, a pessoa magoada,
A pessoa com amigos ou aquela abandonada.

A indecisão, a meta definida,
A tristeza da morte, a doçura da vida,
A escuridão da noite, a clareza do dia,
E mais uma vez: a vistosa alegria.

A liberdade, a escravidão,
Um corpo sem alma, um bom coração,
Uma dúvida aqui, uma dúvida lá,
O momento importante é no qual se está.

A simetria perfeita,
No mundo se faz,
Só o que não se endireita,
É a falta de paz.

Simetria quase perfeita 


Enviado por

Lucas Matheus Bispo Césped
www.facebook.com/lucas.bispo.cesped

Visite o blog do autor


http://efeitopoetico.blogspot.com.br 

2 de julho de 2014

O QUE É MELHOR ?

Esse poema veio de Angola. Peço que o apreciem e visitem o blog do autor, o qual deseja muito partilhar mais poesias com você, leitor. Divulgue o link. http://motiveon.blogspot.com/



Tudo quanto tem um fim proveio de um princípio
Há sempre uma base que nos leva a crer à um não fundamento nulo
No fundo, não existem enigmas por mais que tudo seja fundo
O abismo sempre vira físico e se torna em feitio de solo

Tudo proveio de uma mega ambição
Uma razão que muitos pensam saber a intenção
Apenas vivemos o desenvolvimento, de uma narração que não sabemos a rica introdução
Onde ignoramos a bibliografia e receamos a justeza da conclusão

Muitas coisas são frágeis, e outras são maciças
Muitas coisas são más mas, outras antagonicamente são boas
Para alguns há, mas para outros não há sentido nas histórias
E isto não é uma raridade, é apenas a contingência das coisas

O amor dita muito sobre nós
Antes cedo procura-lo e não deixar para depois
Desperta o mais cedo possível mas nunca deixa de sonhar
Mas não importa o quão profundo for o sonho, um dia vais acordar

O maior corrupto de todas as épocas chama-se sociedade
Mas nunca permita que ela vença com o mal toda a tua verdade
E viva todos os dias essa verdade, apartando-se da falsidade
Nunca deixe que em ti a emoção sempre primeiro fale

O mundo é uma escola; a vida é uma disciplina
A sociedade é o seu tema, e entende-lo é a sua grande tarefa
Os subtemas nunca acabam, logo, têm sempre continuação
Mas infelizmente nunca aprendemos a lição

O melhor caminho é só um, e todos devemos segui-lo
Nunca profana tudo de bom que te foi dado desde o começo
E não esqueça, melhor é ser melhor do que maior
Aprender a fazer com amor, e quanto mais cedo for, ainda melhor!

Telé de Carvalho

22 de junho de 2014

Pedaços de Meu Ser



Tenta entender
Não é nada demais
Um pouco de mim

Complexo
Paralelo
Desconexo

Fases; são muitas
Um pouco de mim
Confusão sem fim

Natural, afinal
Creio que faz parte
Se não fizer
Se já for tarde...

Me resta aproveitar
Cada devaneio
Em seu lugar

Se achares feio
Mostra-me teu dedo no meio
E vá passear

Pois sou assim
Não tenho vergonha de mim
Minto.
Às vezes, sim

Um pouco de mim
É o que te mostro
Um lado novo
O qual eu também desconheço

Confesso
Perplexo

Infelizmente
Não sei se vai continuar
Nem quanto vai durar
Mas vou aproveitar

Pois é isso que vale a pena
A cada cena, a cada ato, a cada capítulo
Dessa loucura
Chamada Vida
Pedaços de meu ser

 João Pedro B Prado

facebook: www.facebook.com/joaopedro.prado
twitter:  www.twitter.com/jaopedrop
instagram: @joaopedro_prado