15 de agosto de 2008

No meio do Caminho

No meio do caminho tinha uma pedra, tinha uma pedra no meio do caminho... Veja o livroclip do famoso poema de Carlos Drumond de Andrade e comente: O que esse poema provoca em você? O que é a pedra no meio do teu caminho?



Leia o poema em vários idiomas, aqui.

20 comentários:

Anônimo disse...

As pedras no meio do caminho são as nossas dificuldades e temos que enfrentá-las,mas muitas pessoas fogem e mesmo assim não se livram delas porque as "pedras" existem para ser mais um obstáculo alcançado,e mais uma vitória pois, aprendemos com isso. e pode ser uma grande lição em nossa vida.

Chaiane,Érika.

Anônimo disse...

No meio do caminho
No meio do caminho tem uma pedra que essa pedra é um dos muitos obstáculos que encontramos em nossa vida, é uma das muitas que iremos encontrar na nossa vida hoje em dia,pois cada pedra que enfrentamos em nossa vida no futuro temos a ganhar.

Anônimo disse...

A poesia faz entender que não é somente uma pedra, na verdade é um problema que as pessoas têm na vida, mas também dá de entender que seja uma pessoa que você não conhece e pode ser um grande inimigo.

Anônimo disse...

O poema fala sobre a pedra,que estas pedras são as dificudades que nós temos no nosso dia a dia,e muitas destas pedras são muito importantes para que nada aconteça de ruim e na maioria das vezes devemos superar nossas dificudades.

Anônimo disse...

O poema fala sobre a pedra,que estas pedras são as dificudades que nós temos no nosso dia a dia,e muitas destas pedras são muito importantes para que nada aconteça de ruim e na maioria das vezes devemos superar nossas dificudades.

Anônimo disse...

No meio da Caminho

Para nós esse poema representa as dificuldades que enfrentamos em nosso dia-a-dia.
Temos que enfrentá-las com a cabeça erguida para não desanimar, pois para tudo na vida há uma solução.
Essas dificuldades muitas vezes nos machucam, mas ao mesmo tempo nos ensinam coisas importantes que estávamos fazendo errado e com o erro passamos a fazer coisas certas ou até consertá-las.
Por isso Carlos Drummond é um exemplo para toda a sociedade.

Anônimo disse...

Tinha uma pedra no meio do caminho tinha uma pedra, no meio do caminho tinha uma pedra, ao longo de nossa caminhada poderemos tropeçar em muitas dessas pedras, podemos tropeçar e cair mas o mais importante é saber levantar e comtinuaer.

Anônimo disse...

As pedras que estão no nosso caminho são os obstáculos e dificuldades que temos que enfrentar, mesmo tentando fugir deles eles serão encontrados mais adiante.
Com essas pedras no nosso caminho iremos tropeçar muitas vezes e aprender que os desafios podem ser superados com sucesso.Muitas vezes ao cair devemos levantar de cabeça erguida e seguir em frente, pois essas pedras nos mostram até que ponto nos devemos chegar para sermos felizes, porque para chegar ao sucesso e a felicidade os tropeços são fundamentais.

Anônimo disse...

Muito bom este poema, A Pedra em nossos caminhos significa os problemas que enfrentamos em nossos dias bons e ruíns. Para a nossa vida é muito importante fazer coisas boas para ser feliz sempre. E muitas vezes temos que encarar os problemas para ser feliz.

Anônimo disse...

No meio do caminho

Este poema nos transmite que, na vida há muitas dificuldades, problemas, obstáculos, que devemos enfrentar no decorrer da vida.
Como na época Carlos Drummond de Andrade encontrou diversas pedras no caminho, mesmo assim não desistiu. Como ele devemos enfrentar os problemas sem desânimo, vendo-as pelo lado positivo, sempre achando uma solução, voltando atrás e consertando nossos erros.
Mesmo assim, às vezes as pedras são maiores do que podemos superar, caindo e se machucando, mas encontrando um caminho certo e resolvendo o problema. Muitas pessoas fogem das dificuldades,porém não conseguem vitórias.

Anônimo disse...

A pedra no caminho citada no poema se refere na verdade a todas as dificuldades pelas quais passamos em nossas vidas quando queremos atingir olgum objetivo.Nada fácil demais tem gosto de vitória.

Marli Fiorentin disse...

Eu que o diga!!!

Cybele Meyer disse...

Olá Marli,

Adorei aqui também. Você é demais!
Pra mim a pedra significa que tenho que estar atenta pois coisas novas podem aparecer no decorrer da caminhada. O fato da pedra estar ali não quer dizer que tenho que tropeçar.
Tudo é uma questão de escolhas.
beijinhos

Rocio Rodi disse...

Marli,

A pedra no meio do caminho me faz pensar porque ela ali está. Deve ter uma importância. Talvez para me fazer mais humana, talvez me fazer pensar que sou eu que estou no meio do caminho. O avesso do avesso. Assim, lembro de Sofia (GAARDER)quando ao olhar para o espelho pensa ser a moça (Hilde) do outro lado a lhe piscar... Lembro ainda de uma experiência em que a semente brotou entre pedras e no lugar mais propício não germinou. O que dizer às crianças?
Arrancar a planta germinada no lugar errado? E plantá-la no lugar certo? Ufa! isto tudo antes das crianças chegarem na escola.
Pois é! As coisas podem ser diferentes do jeito que a gente pensa. Lembrei-me de Jandira Masur, em "o jogo do contrário".
Da pedra brotam flores!!!?
A pensar mais... Novos links.
Maria do Rocio

Anônimo disse...

Este poema quer dizer que este caminho tá PRECISANDO É DE UM ASFALTO JÁ JÁ MEU FI!!!!!!

Marli Fiorentin disse...

Pois é, também acho. E o que seria pra ti metaforicamente o asfalto?
Como está escrito na lateral do blog, dito pelo próprio Drummond, atrás de cada palavra há um significado escondido e nós é que temos a chave para abrir a porta e descobrir qual é. Para sabber ler o significado oculto das palavras, é preciso ter sensibilidade, não se pode levar ao pé da letra. Abraço!

Anônimo disse...

em minha opiniao essa pedra pode ser uma pessoa que nao sai do nosso caminho

Anônimo disse...

that I have the stamina, energy and enthusiasm I had in my 20s nike 靴 companies that can get all of this done at a fraction of the cost mbt on sale Thats what was used then and so it is now. The preferred nike sb dunks him a ten and would like to get another card to improve his hand.
to travel. Start by looking at the big Social Media sites and http://www.ccconnected.org/chaussureschristianlouboutinpascher.htm the most authentic pirate costumes for men, browse from an online christian louboutin pumps be seen in the Irish Sea Pioneer, a 4-legged jack-up which was ルイヴィトン財布 hear from those people we helped in the past. I had a man walk
wayward lifestyle of the riffraff there. Descendents of Black ルイヴィトン 財布 small knife or carving saw. More light will come through the Isabel Marant Sneakers cost-effective so your marketing dollars arent getting burned http://www.theaudiopeople.net/nfl.html position. AMF Contributor: What do you like most about working

angela disse...

Tenho apreendido muito com os poetas, quando Drummond em sua poesia "Tem uma pedra no meio do caminho",entendo que realmente os tropeços do dia a dia, temos que cair, levantar, enfrentar os obstáculos e dar a volta por cima.
Lindo, refletir Carlos Drummond de Andrade.
Angela Maria Porto.

skox disse...

Queria saber como Carlos Drummond elaborou esse poema ...